Página de apoio à candidatura do Dr. João Dono à presidência da Câmara Municipal do Maio para as próximas eleições. "Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer"

12
Mai 11

 

João Soares Silva Dono, mais conhecido por “Já di Nhanha”, nasceu na localidade de Pedro Vaz, na Ilha do Maio, a 20 de Janeiro de 1979.

João Dono é filho de pessoas simples e humildes. Filho de Pedro Silva Dono, mais conhecido por“Francês”, e de Maria Soares Ramos, mais conhecida por“Nhanha”. Os pais dedicavam-se à criação de gado e à agricultura para criar os 10 filhos, sendo João Dono o último da família. Infelizmente, a vida levou dois dos seus irmãos e os seus pais para perto de Deus. Tendo sofrido a dorda perda dos pais, após a conclusão do curso, João Dono, que acredita na vida após a morte, considera que os pais são e serão sempre os guias do seu percurso.

Porser “codé”, João Dono acabou porser privilegiado pelo destino. Dos sete irmãos vivos, apenas uma irmã vive em Cabo Verde. Um irmão vive em Portugal e os outros cinco vivem na Holanda.

Não tendo seguido o caminho da emigração, João Dono preferiu seguir os estudos e tornar-se advogado, como sempre sonhou.

Iniciou a escola primária em Pedro Vaz, onde estudou até terceira classe, altura que passou a residir na Vila do Maio, onde concluiu a Quarta Classe, Primeiro e Segundo ano do Ciclo Preparatório. Sempre foi um aluno brilhante, o que lhe valeu, na altura o título de melhoraluno do Ciclo Preparatório do Maio.

Nessa altura, não havendo liceu na Ilha do Maio, João Dono passou a residir na Cidade da Praia. Começou porestudar no “ASA BRANCA”, tendo concluído o quinto, sexo e sétimo ano no Liceu da Várzea. Foi sempre um dos melhores alunos do Liceu.

Em 1998, regressa a “ASA BRANCA” para concluir o antigo “ANO ZERO”. No mesmo ano, participa no concurso para recrutamentos de professores para ilha do Maio. Apesar de ter sido o primeiro classificado, não chegou a dar aulas no Maio, pois, na mesma altura, foi seleccionado com bolsa de estudos para Portugal.

Em Outubro de 1998 chega a Lisboa, para estudar Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Tendo sido sempre um excelente aluno, João Dono foi também fundadore Presidente da Associação Maiense em Portugal, Presidente do Concelho Fiscal da Associação dos Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Vice-Presidente da União de Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa e Membro da Assembleia Geral da Universidade Nova de Lisboa.

Ainda estudante, publicou em co-autoria, o artigo “Litígios e pluralismo em Cabo Verde. A organização judiciária e os meios Alternativos”, (2002) THEMIS, Revista da Faculdade de Direito, Universidade Nova de Lisboa. 3, 1-69. (Reimpresso na Revista DIREITO  E CIDADANIA, Cabo Verde).

Em 2003, publicou o artigo Algumas Questões em Torno do Capital Social”, in Revista DIREITO E CIDADANIA, ANO VI – N.º 19,  Janeiro a Abril 2004.

João Dono licenciou-se em 2003 na Universidade Nova de Lisboa, tendo, no mesmo ano, sido admitido no programa de Mestrado e Doutoramento na Universidade Católica.

 

Na mesma altura, iniciou o estágio numa das maiores sociedades de Advogados de Portugal.

 

Em 2005 regressou a Cabo Verde e é, desde 2008, Sócio Executivo e Advogado no Escritório de Advocacia – JOÃO DONO ADVOGADOS e Professorno Instituto Superiorde Ciências Jurídicas e Sociais, onde lecciona Introdução ao Direito e Teoria Geral do Direito Civil.

João Dono já leccionou, também, Direito Comercial, Direito das Empresas, Direitos Reais, Direito Fiscal e Teoria do Estado e da Constituição, na Universidade Jean Piaget e no Instituto Superiorde Ciências Jurídicas e Empresarias

João Dono é, ainda, colaboradorem jornais nacionais, tendo já escrito vários artigos sobre a situação política e sócio-económico do país e, bem assim, sobre questões jurídicas. Igualmente, já comentou, na Televisão e Rádio, diversos temas relevantes para o país.

No mês de Junho de 2010 publicou dois livros jurídicos intitulados: Teoria Geral do Direito Civil II – Negócios Jurídicos e Introdução ao Direito.

Está a preparar o seu terceiro livro jurídico: Teoria Geral do Direito Civil I. Para início de 2012, João Dono tenciona publicar o seu primeiro livro de poesias.

É este jovem de 32 anos que a Aliança Maiense para Oportunidades e Renovação (AMOR a Djarmai) apoia para ser Presidente da Câmara Municipal do Maio em 2012.

 

 

publicado por JOÃO DONO PRESIDENTE às 15:19

so espero que mude mesmo
Djarmai Esperto a 13 de Maio de 2011 às 20:49

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


subscrever feeds
arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO